O Nutricionista é um profissional diversificado e cada vez mais requisitado. A área de trabalho também têm se expandido, podendo direcionar a carreira para a reeducação alimentar, saúde, melhoria do desempenho de atletas ou gastronomia.
Veja as novas de emprego abertas na Seleção Profissional para Nutricionistas em todo o país...
Um pouco de história...
O químico francês Antoine Laurent de Lavoisier, conhecido como o “Pai da Nutrição”, descobriu a fonte de energia do corpo humano estudando a combustão dos alimentos, na segunda metade do século XVIII. Já, no início do século XX, os cientistas americanos James Arthur Harris e Francis Gano Benedict estudaram o metabolismo basal e calcularam a sua taxa, o que torna possível calcular as nossas necessidades calóricas, hoje.
Os primeiros centros dedicados ao estudo em Nutrição foram criados durante a Primeira Grande Guerra, especialmente para atender as necessidades de alimentação dos soldados em campo de batalha.
O primeiro curso universitário da área, chamado Dietista, à época, foi criado na Universidade de Toronto, logo no início do século XX.
Nos países latinos, a figura que disseminou a Nutrição foi a do médico argentino Pedro Escudero, introduzindo o seu estudo nos cursos de Medicina.
Apenas no final da década de 30, surge o primeiro curso de Nutrição no Brasil.
Está pensando se você tem perfil para Nutrição?
As seguintes áreas de conhecimento são algumas pelas quais o curso de Nutrição passa:
- Avaliação Nutricional
- Bioquímica e Processos Metabólicos
- Composição e Tecnologia de Alimentos
- Fisiologia
- Patologia Alimentar
- Farmacologia
- Psicologia
- Saúde Coletiva
- Segurança Alimentar
É um curso com muitas aulas práticas em laboratórios, com os mais variados objetos de estudo, desde a Anatomia, para entender a fisiologia humana, até os cálculos das necessidades nutricionais.
É importante ter boa comunicação e perfil para liderar equipes.
Afinal, o que faz um Nutricionista?
Um Nutricionista pode:
- Avaliar o quesito nutricional de seus pacientes e montar dietas de acordo com as suas necessidades
- Assegurar a qualidade dos alimentos em unidades de produção, realizando controles de qualidade
- Desenvolver novos produtos alimentares
- Avaliar e montar tabelas nutricionais para rotulagens
- Realizar pesquisas
Podendo atuar em:
- Clínicas
- Indústrias
- Hospitais
- Cozinhas de hotéis, restaurantes e empresas em geral
- Comércios de alimentos
- Academias
- Laboratórios
Objetivo da contratação
O Nutricionista precisa ser curioso e estar sempre atualizado com os estudos no âmbito alimentar, que estão sempre apontando novidades. Para lidar com pacientes, é necessário saber comunicar, criar uma relação de confiança e ter atenção à saúde, afinal, as pessoas estão susceptíveis a distúrbios alimentares, que podem gerar situações delicadas. Para lidar com a cozinha, deve ser desenvolvido o espírito de liderança.
Pensou em carreira?
A procura por Nutricionistas tem crescido à medida que aumenta também a preocupação das pessoas com a saúde, com o corpo e com o bem-estar. Além disso, existe uma preocupação das nações em reduzir o número de pessoas obesas no mundo.
Existem ainda os programas de combate à desnutrição em áreas do planeta assoladas pela seca e pelas guerras internas, onde o alimento, muitas vezes, não consegue chegar.
As opções de carreira são diversificadas.
Você pode ter o seu próprio negócio, prestando consultoria para empresas ou realizando atendimentos clínicos, tendo sido bastante popularizada a profissão de personal diet. A Nutrição Esportiva, voltada para atender atletas, é uma ramificação bastante atrativa em termos financeiros.
Você pode trabalhar com saúde coletiva, tanto coordenando equipes em cozinhas quanto atendendo pacientes nos seus leitos e, até mesmo, fiscalizando essas áreas em órgãos de vigilância sanitária. Tanto na esfera pública quanto na privada existe oportunidade.
Você também pode atuar em um perfil mais acadêmico, seguindo a carreira de professor ou de pesquisador. E se você gosta de experimentos, desenvolver produtos pode ser uma opção bastante interessante, área sempre visada pela indústria de alimentos.
Entre o 4° semestre de 2014 e o mesmo período de 2018, o número de Nutricionistas cadastrados como pessoa física, disponibilizado pelo CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) saiu de 104.196 para 137.267. Segundo a Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) é um setor que vem crescendo principalmente em função do aumento da expectativa de vida no país.
Ainda está na dúvida?
Procure a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), pesquise e leia artigos da área. Verifique se você se identifica com ela.
Procure profissionais, converse sobre as suas rotinas. Agende visitas aos hospitais, às clinicas. Questione-se quanto à carreira de supervisor de uma equipe, se você tem perfil para liderança, por exemplo.
Questione-se quanto as suas relações, se você gosta de lidar com pessoas e se consegue estreitar laços com facilidade.
A profissão certa é a que lhe faz acordar todos os dias disposto para trabalhar.