O profissional de Ciências Contábeis se tornou essencial para as empresas. É o contador que planeja, controla e fornece as informações necessárias para a tomada de decisões, além é claro de organizar a contabilidade da empresa.
Na Seleção Profissional centenas de empresas publicam novas vagas de emprego para Contador, Controller, Auditor e o demais profissionais formados em Ciências Contábeis. São mais de 200 vagas de empregos abertas em todo o país...
Um pouco de história...
Tudo teria surgido com a necessidade de se registrar as atividades mercantilistas. Ou seja, o comércio, ainda com os fenícios, foi como tudo começou, pois havia a necessidade de se contabilizar os negócios. Inclusive, já se faziam escritas das cobranças de impostos na Babilônia. No Egito, há registros de Contabilidade datados de 2000 a.C.
Os registros de Contabilidade eram feitos, inicialmente, em peças de argila ou de madeira. Em 200 a.C., na República Romana, o governo já contabilizava entradas, saídas, lucro e, até mesmo, perdas.
Na Idade Média, o matemático, teólogo, contabilista, entre outras formações, Frei Luca Pacioli, considerado o “pai da Contabilidade”, publicou o Tratactus de Computis et Scripturis, obra que incluía a teoria dos números positivos e negativos.
Os estudos e as técnicas em matemática e finanças foram se aperfeiçoando para atender as necessidades do mundo que se modernizava. Na Itália, surge o termo Contabilidade. O escritor e contabilista Francesco Villa publica La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche, um marco para a área. No século XVII, a Contabilidade já era lecionada nas universidades italianas.
Apenas a partir de 1920 que a Contabilidade começou a crescer nos Estados Unidos. Já no Brasil, com a vinda da família real portuguesa, a constituição do Tesouro Nacional e do Banco do Brasil, veio também a necessidade de se controlar os gastos públicos com profissionais da área.
Está pensando se você tem perfil para Contabilidade?
A formação em Contabilidade é baseada em números e cálculos financeiros e tem como exemplos as áreas de conhecimento:
- Matemática
- Probabilidade
- Estatística
- Análises Financeiras
- Controladoria
- Orçamento
No entanto, o profissional também precisa analisar o mercado e a própria organização dentro do aspecto legislativo. Portanto, são necessárias ainda abordagens nas áreas:
- Economia
- Administração
- Planejamento Estratégico
- Direito Tributário, Trabalhista e Comercial
É uma área bastante técnica, mas também pode ser gerencial. E é de suma importância desenvolver habilidade com os números.
Afinal, o que faz um Contador?
O Contador é o profissional responsável por executar, para empresas ou pessoas físicas, atividades nas esferas:
- Econômicas
- Tributárias
- Financeiras
- Patrimoniais
Podendo trabalhar em todos os setores da economia.
São atividades recorrentes de um Contador:
- Emitir e controlar registros financeiros e declarações fiscais
- Controlar o pagamento de impostos
Objetivo da contratação
Por trabalhar com os números - receitas, rendas, patrimônio, investimentos, custos, lucros - que serão utilizados como base para que os empresários tomem grandes decisões, que podem até valer milhões, bilhões de reais ou de dólares, o profissional precisa estar preparado para executar multitarefas, ser resiliente e conseguir trabalhar sob pressão. O perfil conciliador e a atualização quanto às leis são requisitos.
Pensou em carreira?
Existe oportunidade no privado e no público ou mesmo de você montar o seu próprio escritório e prestar consultoria.
As áreas de atuação que vêm ganhando mercado são as de auditoria e perícia, controladoria e atuarial, em decorrência do aumento da expectativa de vida e, consequentemente, dos planos de previdência.
De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a Contabilidade é uma das áreas que mais empregam no Brasil, com uma taxa de empregabilidade de 93,8%.
No entanto, uma pesquisa publicada pela Universidade de Oxford, apontou que o Contador é a profissão mais susceptível à automação. As chances são de 98%. Isso porque o Contador executa muitos trabalhos mecânicos e repetitivos e são justamente esses tipos os mais comumente substituídos pelas máquinas.
Cursos extras em gestão de pessoas e em Tecnologia da Informação podem ser necessários para acompanhar as mudanças.
Ainda está na dúvida?
Procure a Associação de Contadores do seu estado, pesquise e leia artigos da área. Verifique se você se identifica com ela.
Procure profissionais, converse sobre as suas rotinas. Agende visitas a indústrias, escritórios. Questione-se quanto a sua habilidade de trabalhar sob pressão, de lidar com números e de se flexibilizar.
A profissão certa é a que lhe faz acordar todos os dias disposto para trabalhar.