O Administrador de Empresas é um profissional completo. Extremamente importante, é o responsável por gerar recursos, pessoas e processos nas empresas. No mercado atual cada vez mais as empresas precisam de profissionais versáteis como o Administrador.
Na Seleção Profissional centenas de empresas abrem novas vagas de emprego para Administrador. São mais de 400 vagas abertas em todo o país. Confira as novas oportunidades...
Um pouco de história...
A Administração teria surgido ainda na Suméria no ano 5000 a.C. No Egito, houve a necessidade de se desenvolver uma administração pública e na China, no ano 500 a.C., Confúcio criou as Regras de Administração Pública, que, junto com a Constituição de Chow, representavam os primeiros princípios da área.
A Igreja Católica Romana juntamente com as Organizações Militares teriam sido as primeiras mais eficientes instituições em administrar.
Com a Revolução Industrial, a Administração foi levada a se modernizar. No século XX, o engenheiro Frederick W. Taylor lançou os princípios da Administração Científica, focando na produção com eficiência máxima. As propostas de Taylor teriam levado ao TQC (Total Quality Control).
Em paralelo, o francês Henri Fayol defendeu princípios complementares aos de Taylor. E, ao longo da história, outras contribuições foram surgindo, como as Teorias:
- das Relações Humanas/do Comportamento Organizacional
- Estruturalista
- da Burocracia
- de Sistemas
- da Contingência
A Administração começou a ser reconhecida, no Brasil, na década de 60. A USP de São Paulo foi a pioneira em ofertar o curso.
Está pensando se você tem perfil para Administração?
O curso de Administração é muito voltado à gestão e tem áreas de conhecimento diversificadas e generalistas:
- Recursos Humanos
- Finanças/Contabilidade
- Marketing
- Logística
- Gestão Operacional
- Direito
A ideia é que você esteja preparado para gerir ou administrar qualquer coisa, levando em consideração as relações humanas. Por isso, é importante gostar e dominar números, ter empatia para trabalhar em equipe, gostar de organização e de planejamento.
Afinal, o que faz um Administrador?
Um Administrador pode trabalhar nos mais diversos setores de uma empresa:
- Recursos Humanos
- Suprimentos
- Comercial
- Financeiro
- Produção
- Marketing
- Logística
E pode atuar gerenciando, supervisionando ou coordenando:
- Pessoas, através de contratações, treinamentos, planos de carreira;
- Finanças (capital, fluxo de caixa, custos e investimentos);
- Recursos (patrimônio, bens, estoques)
- Carteiras de clientes e equipes de vendas
- Processos produtivos e de serviço
Objetivo da contratação
Um Administrador deve sempre se utilizar de artifícios estratégicos para gerir. É preciso ter um domínio geral dos processos e entender os objetivos da empresa. Um perfil de liderança e de boa comunicação é fundamental.
Pensou em carreira?
As possibilidades são inúmeras: indústrias, serviços, setor público, consultoria, negócio próprio.
No setor privado, empresas de todos os portes, hotéis, comércio, hospitais, bancos.
Um administrador público atua nas instituições governamentais, como bancos, hospitais, universidades e centros de todas as esferas.
As carreiras mais promissoras levantas em 2017 são nas áreas:
- Controladoria
- Tesouraria
- Jurídica
- Marketing e avaliação de mercado
- Vendas
Uma pesquisa, do mesmo período, realizada pelo CFA (Conselho Federal de Administração) juntamente com a FIA (Fundação Instituto de Administração), revelou que 46% dos profissionais de Administração entrevistados trabalhavam para empresas de grande porte e que 21,84% deles ocupavam posições de gerência. O estudo também levantou as áreas mais atuadas por esses Administradores:
- Serviços em geral
- Indústria
- Varejo
- Consultoria
- Bancos
- Hospitais, clínicas
Ainda está na dúvida?
Procure a Associação Brasileira de Administradores (adm brasileira) ou a Associação de Administradores do seu estado ou a Federação Brasileira dos Administradores (FEBRAD), pesquise e leia artigos da área. Verifique se você se identifica com ela.
Consulte os estudos e as estatísticas realizados pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e como está o mercado na sua cidade ou região.
Procure profissionais, converse sobre as suas rotinas. Agende visitas a escritórios, indústrias ou qualquer outra empresa pela qual você tenha interesse ou curiosidade. Questione-se quanto à carreira autônoma ou dentro de uma empresa, se você tem perfil para liderança, por exemplo.
A profissão certa é a que lhe faz acordar todos os dias disposto para trabalhar.